Oito Universitários

Resenha

“A juventude vai às ruas… nos parques de Londres, nas ruas de Pequim, nas praças de Nova York e em toda a América Latina… com mensagens diferentes, mas todos com a mesma esperança: tecer a teia de uma nova manhã” introduz o narrador do curta Oito Universitários, de Cacá Diegues e David Neves. Um achado histórico resgatado pelo site Documentos Revelados, projeto dedicado a divulgar e compilar arquivos da ditadura militar, o filme compila entrevistas de estudantes universitários cariocas. Simples, mas belamente capturado e editado, a obra testemunha os ânimos e ideias de um dos grupos que protagonizou a luta pela democracia durante o começo do regime militar.

Cada jovem tem visões próprias sobre a conjuntura  e seu próprio papel histórico, debatendo entre si como podem produzir um futuro melhor. Alguns apostam em contribuições individuais enquanto profissionais liberais, outros reafirmam a necessidade da militância e há quem simplesmente se veja perdido no mundo. Apesar de divergirem sobre seus planos de vida pessoal e coletiva, é marcante a candura de suas intenções e também seu otimismo em relação ao futuro.

Tragicamente, meses depois o AI-5 seria promulgado e os anos de chumbo começariam. Lincoln, o mais engajado entre eles, faleceria após ser preso e torturado no DOI-CODI.

Ficha Técnica

Direção: Cacá Diegues, David Neves

Duração: 15 min