Mulheres no Front

Resenha

Na década de 1990, movimentos sociais que derrubaram a ditadura militar começam a se consolidar e atuar politicamente em inúmeras frentes, culminando em várias iniciativas cidadãs de participação. Neste contexto, Mulheres no Front, de Eduardo Coutinho, um vídeo institucional encomendado pela Unicef, registra o impacto de lideranças femininas em três comunidades periféricas em diferentes regiões do Brasil.

O documentário atesta uma dimensão das lutas das mulheres tragicamente menosprezada: o protagonismo feminino em organizações comunitárias. Na primeira parte, Maria da Penha, presidente da associação de moradores de Jardim Uchôa, periferia de Recife, relembra com ajuda de fotografias antigas as batalhas para trazer luz, água encanada, creche e coleta de lixo para as casas da comunidade onde mora. As conquistas passadas lhe dão ânimo para lutas presentes por saneamento básico e medidas de prevenção contra enchentes. 

O filme divide o foco entre, de um lado, a reinvidicação pública por serviços básicos e, de outro, debates privados sobre o papel da mulher em casa. Maria da Penha, por exemplo, associa sua atuação política à recusa de se submeter ao marido: “(minha mãe) só fazia o que meu pai queria. E ele era violento, ele batia na minha mãe. Então aquilo ali… eu já fui assim…eu vou querer isso nada!”. 

Em Riacho Fundo, na Baixada Fluminense, conhecemos outras histórias de mulheres pobres cujas vidas determinadas pela expressão “não pode” afirmam o “posso”.

Nessas trajetórias, o documentário exalta como a mobilização comunitária não trata apenas de trazer melhorias gradativas ao território, mas também de promover a emancipação às próprias agentes destas lutas. Consiste, portanto, em uma abordagem micropolítica em que histórias pessoais se confundem com histórias públicas, gesto característico da filmografia de Coutinho, presente também em Cabra Marcado para Morrer e Peões.

Ficha Técnica

Direção: Eduardo Coutinho

Produção e Edição: Thereza Jessouroun

Duração: 36 min

Sugestões de Leitura

MESQUITA, Claudia. Nós construímos a cidade: o documentário e a luta popular por moradia,de fim de semana (tapajós, 1976) a mulheresno front (coutinho, 1996). In: FORUMDOC BH 2020, 24., 2020, Belo Horizonte. Catálogo forumdoc.bh.2020. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2020. p. 80-86.